Regulamento Final 2019

1. Objetivo

Definir os Campeões Goiano de Xadrez 2019 e a classificação do ranking estadual na categoria Absoluto e Feminino.

2. Estrutura

2.1. Os Campeonatos Goiano Absoluto, Amador (U2000) e Feminino de Xadrez - 2019 serão disputados separadamente e em duas fases: Semifinal e Final de acordo com as Leis do Xadrez e as Regras da FIDE em vigor, seguindo o presente juntamente com as normas e orientações da FIDE e CBX.

2.2. A fase semifinal será disputada em 03 (três) etapas realizadas pelo Sistema Suíço em 06 (seis) rodadas, com a utilização do programa de emparceiramento Swiss Manager, sendo os seus resultados oficiais, com todas as partidas no formato PGN, homologados e divulgados até 15 (quinze) dias após. As etapas são:

3. Da Classificação

3.1. As vagas para a final do Campeonato Goiano Absoluto de Xadrez serão distribuídas da seguinte forma até formar um total de 6 (seis jogadores):

3.2. As vagas para a final do Campeonato Goiano Amador de Xadrez serão distribuídas da seguinte forma até formar um total de 10 (dez jogadores):

3.3. As vagas para a final do Campeonato Goiano Feminino de Xadrez serão distribuídas da seguinte forma até formar um total de 6 (seis jogadores):

4. Da Vacância

4.1. Em caso de ausência a respectiva vaga será destinada ao preenchimento por índice técnico.

5. Do Índice Técnico

5.1. O cálculo do índice técnico será realizado com a eliminação do pior dos quatro resultados, em número de pontos, obtidos na fase semifinal e a soma da pontuação obtida nos outros eventos dessa fase. Em caso de empate de índice técnico, o desempate dar-se-á nesta ordem:

6. Do Desempate

6.1. Fase Semifinal:

6.2. Fase Final:

7. Da Final

7.1. A fase final do Campeonato Goiano Absoluto de Xadrez terá sorteio de emparceiramento público e os finalistas serão comunicados, via e-mail, de sua realização para, querendo, o presenciarem. Esta disputa terá 06 (seis) enxadristas, sendo realizada em etapa única, pelo Sistema Round-Robin duplo, havendo premiação mínima em espécie. A distribuição da premiação será definida no congresso técnico.

7.2. A fase final do Campeonato Goiano Amador de Xadrez terá sorteio de emparceiramento público e os finalistas serão comunicados, via e-mail, de sua realização para, querendo, o presenciarem. Esta disputa terá 10 (dez) enxadristas, sendo realizada em etapa única, pelo Sistema Round-Robin, havendo premiação em espécie. A distribuição da premiação será definida no congresso técnico.

7.3. A fase final do Cameponato Goiano Feminino de Xadrez terá sorteio de emparceiramento público e os finalistas serão comunicados, via e-mail, de sua realização para, querendo, o presenciarem. Esta disputa terá 06 (seis) enxadristas, sendo realizada em etapa única, pelo Sistema Round-Robin duplo, havendo premiação mínima em espécie. A distribuição da premiação será definida no congresso técnico.

7.4. Não será permitido empatar com menos de 30 (trinta) lances sem o consentimento da arbitragem.

7.3. O enxadrista perdedor por ausência (WO) será multado em R$ 50,00 (Cinquenta Reais), tendo como prazo final o horário previsto para o término da rodada da ocorrência do fato para apresentar justificativa. Caso não o faça, será excluído dos eventos oficiais do ano seguinte;

OBS.: Ritmo de jogo utilizado no Campeonato Goiano Absoluto, fases semifinal e final, será de 90 (noventa) minutos com acréscimo de 30 (trinta) segundos por jogada;

OBS.: A tolerância para cada enxadrista, em ambas as fases, será de 30 (trinta) minutos, contados a partir do horário efetivo de início da rodada;

8. Período de Realização

8.1. Os locais, datas, horários e os procedimentos para as inscrições em cada etapa serão divulgados através de folder, com a antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

9. Promoção e Administração

9.1. Federação de Xadrez do Estado de Goiás – FEXEG

9.2. Centro Educacional Xeque Mate

10. Participantes

10.1. Aberto a todo enxadrista vinculado pelo Estado de Goiás no cadastro de jogadores em dia da CBX.

10.2. Os atletas contemplados pela Bolsa Atleta do Governo do Estado de Goiás terão obrigatoriedade de participar das etapas classificatórias do Campeonato Goiano de Xadrez, independente de sua categoria, exceto: o Campeão Goiano Absoluto do ano anterior.

10.2.1. Os atletas que não puderem participar de uma das etapas classificatórias deverão justificar em até 15 dias antes do prazo final de inscrição da referida etapa. O caso será julgado pela Diretoria da FEXEG.

11. Comitê Disciplinar

11.1. Deverá ser constituído antes do início do torneio e será composto pelo senhor Presidente da FEXEG e mais 2 membros efetivos dentre os membros da Diretoria da FEXEG e 2 suplentes entre os enxadristas participantes com rating FIDE maior ou igual a 1900.

11.2. Quem desejar recorrer de uma decisão de arbitragem deve apelar a este Comitê, por escrito, em um prazo máximo de 5 minutos após o término da rodada em que se verificou o fato, entregando o recurso ao senhor Presidente (ou a um integrante do comitê na ausência deste), juntando a importância de R$ 50,00 (cinquenta reais), que será devolvida caso o recurso seja deferido. A decisão do Comitê Disciplinar será final e a ela não cabe mais qualquer recurso.

11.3. Em se tratando de situação de ordem disciplinar o Comitê dará a decisão no torneio e poderá encaminhar o caso à Diretoria da FEXEG que poderá constituir um Tribunal Especial para analisar o assunto.


Os casos omissos serão solucionados pela Diretoria da FEXEG.

 

Emivaldo Vieira Junior
Presidente Interino da Federação de Xadrez do Estado de Goiás

Brancas Jogam

proudly powered by Squille